Fundação da ATENS Sindicato Nacional


Em assembleia com participação de 700 técnicos de nível superior (TNS) das instituições federais de Ensino Superior, de todas as regiões do Brasil, foi aprovada a fundação da Associação Nacional de Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino (ATENS Sindicato Nacional). A decisão aconteceu no último dia 3 de dezembro, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

A Universidade Federal do Ceará foi representada na assembleia pelos técnicos de nível superior: Rafael Henriques, atual Presidente da Atens-UFC, Ana Luzia Medeiros e Roberto Múcio Vieira Chagas, da Pró-Reitoria de Extensão; José Herculano Soares Junior, da Coordenadoria de Obras e Projetos; Ana Paula Rocha Vieira e Thelma Cinthya Batista Farias Secretaria de Tecnologia da Informação; José Marconi Marinho Rodrigues, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; e Francisco Ivon de Andrade, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Além da criação da ATENS Nacional, a categoria aprovou o estatuto, disponibilizado na versão eletrônica desde o 1º de setembro, no site da entidade, e elegeu sua diretoria provisória, composta por 13 membros, e um conselho fiscal, com cinco nomes. A composição é a seguinte: Diretor-Presidente, Edilson Cosme Tavares (UFRN); Vice-Diretor-Presidente, Clóvis Clenio Diesel Senger (UFSM); Secretário-Geral, Rosário de Oliveira (UFMG); Diretora de Administração e Finanças, Helena Regina Schwenck (UFV); Vice-Diretora de Administração e Finanças, Margareth Machado Duarte (UFV); Diretor de Política Sindical, Frederico Cristiano Gonçalves Mourão (UNB); Diretor de Política de Carreira, José Adroaldo Parcianello (UFSM); Diretora de Assuntos de Aposentadoria, Maria de Lourdes Pereira Andrade (UFSM); Diretor Regional Centro-Oeste, Paulo Menezes (UFG); Diretora Regional Nordeste, Rosa Cavalcante da Costa (UFRN); Diretor Regional Norte, João Henrique Souza de Araújo (UFRA); Diretor Regional Sudeste, Paulo Edilson Coutinho Marques (UNIRIO); e Diretor Regional Sul, Nelson Rosa (UFRGS).

De acordo com a nova diretoria, o direito dos TNS das IFES de se organizar autonomamente em entidade sindical está amparado na Constituição Federal, na CLT e na Portaria 186 do Ministério do Trabalho e Emprego, que disciplina a formação e o desmembramento de sindicatos no Brasil. A efetivação do processo consolida a caminhada que teve como ápice a plenária do I Congresso da ATENS Nacional, quando a categoria deliberou por unanimidade a formação de uma entidade sindical que respeite as especificidades do trabalho dos TNS das IFES.

Dessa forma, todos os TNS das IFES do Ceará são incentivados a se associarem a seu novo Sindicato! Basta clicar no link "ASSOCIE-SE À ATENS NACIONAL", na coluna direita dessa tela, acima.


Mais fotos desse evento estão disponívei s no link "Fotos", na primeira linha superior desse blog.

Fonte: Rafael Henriques, Presidente da ATENS-UFC • Fone: (85) 3366.9546

0 comentários:

Postar um comentário